R. Borges de Figueiredo, 857 - São Paulo-SP

Dicas de manutenção para máquina de corte a laser

Conheça nosso Dicas de manutenção para máquina de corte a laser

Dicas de manutenção para máquina de corte a laser

Dicas de manutenção para máquina de corte a laser

A eficiência e produtividade de sua máquina de corte a laser depende de como você a faz sua manutenção. Mesmo que ainda esteja na garantia, é importante acompanhar regularmente as recomendações de manutenção. Se você der atenção para sua máquina apenas quando apresentar um mau funcionamento, você perderá mais tempo e os esforços para consertar e corrigir os problemas serão maiores e mais caros.

Portanto, é crucial que se preste continuamente uma manutenção preventiva. Se prestada habitualmente, não será um trabalho difícil e prolongará a vida útil da maioria dos componentes da sua máquina.

Por isto, juntamos algumas dicas para auxiliá-lo na manutenção da máquina de corte a laser:

Certifique-se de que o alinhamento de sua máquina esteja correto e de que a lente e espelhos estejam limpos

Espelhos sujos, diminuem a transmissão ótica do raio, fazendo com que o mesmo chegue mais fraco e de forma mais aberta na lente, piorando o foco e minimizando a potência.

Uma lente suja, não permite a passagem correta do raio, causando os mesmos problemas citados acima.

Além da limpeza, caso o alinhamento não esteja correto, sua máquina irá trabalhar de forma mais lenta, perdendo assim produtividade e consumindo mais rápido o seu tubo CO2, encarecendo seus custos de operação. Isso porque, quando o foco não está perfeito, será necessário aumentar a potência de saída do tubo (aumentando o desgaste do mesmo) ou diminuir a velocidade de trabalho (diminuindo a produtividade).

E nem estamos aqui discutindo a perda de qualidade de acabamento que isto também gera.

Utilize um cotonete embebido em álcool isopropílico para, suavemente, limpar os espelhos.

Para limpar a lente retire-a da caneta e, de preferência sobre uma toalha ou pano macio, esfregue-a suavemente num pano macio embebido de álcool isopropílico. Não esfregue com força, mesmo que ela apresente alguma mancha, pois isso acelerará o desgaste da camada protetiva da mesma.

Cuidado, essa lente é feita de um vidro que se você apenas “olhar torto” para ela, ela vai quebrar e lá se vai o lucro de umas boas horas de trabalho.


Solicite um orçamento